full screen background image
Search
sexta, 15 dezembro 2017
  • :
  • :

Ouça ou Baixe o hino da 13ª Região Tradicionalista:


A 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), com sede em Santa Maria, conta atualmente com 89 entidades filiadas.
É composta pelos seguintes municípios: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaára, Ivorá, Nova Palma, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polesine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins e Vila Nova do Sul.

13ª REGIÃO TRADICIONALISTA FAZ BONITO NO 29ª ENTREVERO ESTADUAL DE PEÕES E CONQUISTA TÍTULO!

Ocorreu nos dias 6,7 e 8 de abril na cidade de São Sebastião do Caí/RS, a 29ª Edição do Entrevero Estadual de Peões, onde a 13ª RT esteve representada pelos jovens Marcos Antônio de Oliveira Júnior, Peão Farroupilha que também representou o DTG Noel Guarany da cidade de Santa Maria, Eduardo Morais Brum, Guri Farroupilha que veio do CTG Sincero Lemes da cidade de Vila Nova do Sul e o Piá Farroupilha Lorenzo Sarmento dos Santos que também representou o CPF Piá do Sul também de Santa Maria.

(FOTO: Acervo pessoal Luiz Sérgio Fassbinder)

Lá os Peões passaram por diversas provas como escrita, artística e campeira, deixando quem estava acompanhando-os cheios de orgulho como diz Ivan Leonardo Machado, Patrão do DTG Noel Guarany:

    “Para nós do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany, foi uma honra ter sido representado pelo Peão Marcos Antônio de Oliveira Junior, acompanhamos ele em cada detalhe, em cada estudo em cada ensaio, dando aquele apoio de sempre, O 29° Entrevero Cultural de Peões do RS em São Sebastião do Caí, veio para fortalecer ainda mais nossa entidade, obrigado também, por representar nossa 13ª RT e por levar nossa Universidade Federal de Santa Maria para todo o Rio Grande do Sul

    Somos gratos Marcos, por levar a alegria, a amizade o comprometimento a Lealdade a humildade e o respeito, tenho a certeza que aprendemos ainda mais o sentido de ser tradicionalista, obrigado, saiba que todos os Guaranys estão orgulhosos de ti.

    Além disso, contamos com uma parceira forte e bonita com a entidade e a família do 1º Guri da 13ª RT, agora 2º Guri Farroupilha do RS, Eduardo Morais Brum, do CTG Sincero Lemes de Vila Nova do Sul! Parabéns Eduardo, foi mais que merecido.”

(FOTO: Acervo pessoal Ivan Leonardo Machado)

A casal Patrão do CPF Piá do Sul, também está orgulhosa pela participação do Piá Farroupilha e, esteve apoiando e incentivando a cada etapa desta jornada na vida deste menino de apenas 10 anos de idade e com uma enorme responsabilidade:

“Querido Lorenzo, nosso representante, nosso piá! Participar de um Entrevero Cultural de Peões Farroupilhas é um grande desafio, principalmente quando trata-se da categoria piá, afinal tantas vezes você, tão pequeno abriu mão de estar brincando, para dedicar-se a sua preparação para bem representar a 13ª Região Tradicionalista e o Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul. A nossa entidade, que tão honradamente você diz em bom tom que ergue a bandeira, está muito orgulhosa de todas as tuas apresentações. Você além de ser uma criança que conquista a todas as pessoas ao seu redor com sua simpatia e desenvoltura, mostrou-se ter muita competência e capacidade. Você é luz por onde passa, tem brilho próprio, encanta a todos nós. Obrigada por ser o nosso representante, parabéns pela forma com que realizou todas as provas deste entrevero, com carisma, coerência e excelência! Sentimo-nos felizes e realizados por tê-lo em nossa entidade, continue sempre assim, buscando o crescimento, pois nós estaremos sempre contigo, “ajoujados na mesma canga e carreteando os mesmos ideais”.

(FOTO: Acervo pessoal Taynara Ouriques)

E, em fevereiro este menino que veio quietinho lá da cidade de Vila Nova do Sul, fez uma aposta onde ele foi auxiliar a secretária desta região e a única pasta de entidade que ele não localizava era a de sua entidade, e ela disse: “se eu encontrar a pasta do CTG Sincero Lemes, tu tens que trazer um crachá do Estado!”, e não é que ele foi lá e trouxe, deixando não só a Coordenadoria da 13ª RT com sorriso largo de tanto orgulho, como sua mãe Carla Morais Brum, que é só felicidade após esta conquista e conta como foi acompanhar a preparação do Dudu:

 

“Acredito que a preparação do Eduardo começou quando ele tinha 1 ano e pouco e começou participar dos desfiles de 20 de setembro… Dos bailes mirins… Das aulas de chula aos 6 anos de idade… das cavalgadas com o vô Luiz a partir dos 7 anos. Claro que muito estudo e dedicação para o Entrevero Regional e na sequencia muita leitura, eventos, atividades artísticas e culturais. Foi necessário superar a timidez e o cansaço… Deixar de viajar… De participar de festas… Mas sinto ele feliz e realizado por tudo e, com planos para a Gestão.”

Os Patrões do CTG Sincero Lemes, entidade que agora tem seu nome junto aos Peões Estaduais também contam como estão orgulhosos deste menino que tão bem representa Vila Nova do Sul:

“Para a Família Sincero Lemes, no ano em que completa seus 40 anos de fundação ter conquistado este titulo de 2º Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande Do Sul é muito gratificante, ainda mais sendo conquistado por um neto de um dos sócios fundadores da entidade.

Acompanhamos o crescimento do Eduardo a cada dia e a cada evento, vimos o quanto ele foi merecedor desta conquista. Ele sabia o que queria e não mediu esforços e nem se abalou com as dificuldades para alcançar o tão almejado Crachá Estadual.

O Eduardo é um orgulho para todo o município de Vila Nova Do Sul, foi muito emocionante o momento com que ele foi agraciado pelo tão sonhado título, onde estávamos presentes, juntamente com a sua Família de Sangue e a Família que o tradicionalismo nos deu, membros da 13ª RT e ao DTG Noel Guarany.”

  

(FOTO: Acervo pessoal Carla Morais)

 

É com grande satisfação que a 13ª Região Tradicionalista apresenta aos senhores o 2º Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul: Eduardo Morais Brum!

 

(FOTOS: Acervo pessoal Luiz Sérgio Fassbinder, Rafael Neves, Denise Vaz e Carla Morais Brum)