full screen background image
Search
quarta, 17 janeiro 2018
  • :
  • :

Ouça ou Baixe o hino da 13ª Região Tradicionalista:


A 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), com sede em Santa Maria, conta atualmente com 89 entidades filiadas.
É composta pelos seguintes municípios: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaára, Ivorá, Nova Palma, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polesine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins e Vila Nova do Sul.

13ª RT deixa sua marca no ENART dos 50 anos do MTG e traz a Cuia de Ouro para o Coração do Rio Grande

13ª RT deixa sua marca no ENART dos 50 anos do MTG e traz a Cuia de Ouro para o Coração do Rio Grande

Pela primeira vez, desde a criação do troféu “Marca Grande”, a região conquista o título de grande campeã do ENART 2016

Final de domingo, 20 de novembro. Ginásio principal do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, completamente lotado. Milhares de pessoas ansiosas por saber os nomes dos grandes campões do maior evento artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Expectativa.

Entre as trinta regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, vários nomes já haviam sido sagrados campões em 23 modalidades de competição do 31º Encontro de Arte e Tradição Gaúcha – ENART. Muitos deles nossos conhecidos e amigos representantes da Sentinela da Cultura (ver lista de resultados completa abaixo).

Mas nem em nossos melhores sonhos, o espetacular ano de 2016 teria um “gran finale” tão emocionante, sobretudo para o nosso Departamento Artístico regional.

Quando o cerimonial anunciou a 13ª Região Tradicionalista como a grande vencedora do ENART do Jubileu de Ouro do MTG, a conquista tão sonhada – mas que por vezes parecia tão inatingível – estava finalmente ao alcance das mãos do Coordenador Luiz Sérgio Fassbinder, entregue pelas mãos do Presidente do MTG, Nairo Callegaro e pelo Vice-Presidente de Eventos, José Roberto Fischborn.

Um ano de trabalho intenso – que começou com a realização de quatro etapas de Circuito Artístico regional, buscando estimular, assessorar e fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelas entidades – culminou com o recebimento do troféu que representa a grande conquista coletiva de uma Região Tradicionalista na área artística. O Troféu Marca Grande – a “cuia de ouro” – é oferecido pela Fundação Cultural Gaúcha – MTG, a Região que somar o maior número de pontos na classificação geral da fase final do ENART.

E a 13ª Região Tradicionalista fez mesmo um ENART “de ouro”. Levamos a Santa Cruz do Sul quatro grupos de danças tradicionais na Força A: CTG Bento Gonçalves, DT Querência das Dores, CTG Sentinela da Querência e CPF Piá do Sul, sendo que os três últimos participaram da finalíssima do domingo. Na Força B, foram mais seis invernadas: CTG Rincão de São Pedro, AT Poncho Branco, CTG Farroupilhas, CTG Os Vaqueanos, DTG Noel Guarany e CTG Ronda Crioula. Nas demais competições, foram mais 52 representantes, incluindo modalidades individuais e coletivas.

E o nome da Sentinela da Cultura foi ouvido exatamente 13 vezes no anúncio dos vencedores,  para enfim levar o troféu de Região Tradicionalista mais pontuada no ENART 2016. Confira a lista dos nossos campeões:

campeoes

Foto: Franciele Leal – Arquivo Pessoal

Gaita de Boca:

1º lugar: Rodrigo Filipini – CTG Sentinela da Querência

2º Lugar: Alceu Filipini – CTG Sentinela da Querência

Violino ou Rabeca:

1º lugar: Matheus Sebalhos Lameira – DTG Noel Guarany

Violão:

2º lugar  Pablo Machado Cardoso – CPF Piá do Sul

Declamação Feminina:

3º lugar: Aline Martins Linhares – CTG Farroupilhas

Conjunto Vocal:

1º lugar: DTG Noel Guarany

Conjunto Musical de Danças Tradicionais:

1º lugar: DT Querência das Dores

Danças Gaúchas de Salão:

1º lugar: Leonardo Schneider Ullrich e Vitória Brondani de Oliveira – AT Poncho Branco

2º lugar: Helder Moreira Machado e Bruna Sagoi da Silva – CTG Sentinela da Querência

Melhor Coreografia de Saída:

1º lugar: DT Querência das Dores

Grupo de Danças Tradicionais Mais Popular:

CTG Sentinela da Querência

Danças Tradicionais Força B

3º lugar: DTG Noel Guarany

4º lugar: AT Poncho Branco

Troféu Marca Grande

13ª Região Tradicionalista

 

Planilhas

As planilhas gerais de todas as modalidades estarão disponíveis para os concorrentes a partir desta terça-feira (22) na secretaria da 13ª RT (ver horário de expediente). Poderá ser retirada a cópia física ou solicitada a cópia digital pelo e-mail secretaria@13regiaotradicionalista.com.br.

 

Texto: Janine Appel

*Foto destaque: Rogério Bastos/MTG