full screen background image
Search
quarta, 17 janeiro 2018
  • :
  • :

Ouça ou Baixe o hino da 13ª Região Tradicionalista:


A 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), com sede em Santa Maria, conta atualmente com 89 entidades filiadas.
É composta pelos seguintes municípios: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaára, Ivorá, Nova Palma, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polesine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins e Vila Nova do Sul.

José Figueiredo Vasseur

JOSE FIGUEIREDO VASSEUR – XIRU VASSEUR

Natural de Santa Maria nasceu na chácara dos Figueiredos, próximo ao campo dos “Links”, no dia 05 de Setembro de 1939, filho de Mario Alberto Vasseur e Doralice Figueiredo Vasseur.

Do primeiro casamento teve quatro filhos; José Alberto, Marcos Rogério, Claudia Rejane e Paulo Ricardo, e seis netos; Fabian, Alexandre, Caroline, Nathália, Pedro Henrique e Laura Alessandra.  Casado com Elizeth Fauth Vargas, com quem tem duas filhas Amanda e Bianca; e dois netos; Lucas e Bento.

Cursou Arquitetura Fundamental na Escola Industrial Hugo Taylor, funcionário publico aposentado pela Universidade Federal de Santa Maria, radialista profissional, comunicador e apresentador de programas radiofônicos.

Criador do grupo de projeção Folclórica Salamanca do Jarau na década de 60 e Os Morubixabas em 1974, criador da secretária tradicionalista da união santa-mariense de estudos na gestão do companheiro e amigo João Gilberto Lucas Coelho. Foi patrão do D.T.G. Trilha da Fronteira, sendo a primeira gestão de 1994-95 e a segunda gestão 1996-96, um dos criadores do Galpão da Poesia Crioula em 1993 e no ano de 1996 sendo presidente, faz parte da Associação Tradicionalista Estância do Minuano e do primeiro C.T.G. de Santa Maria, o Ponche Verde.  Faz parte também do clube recreativo Dores que também tem seu D.T. Querência das Dores.  Criador e organizador da Feira Nacional do Artesanato “FENART”.

Com vários cursos de folclore rio-grandense e brasileiro, com os seguintes professores: Paixão Cortês, Barbosa Lessa, Glaucus Saraiva, Lílian Argentina, Antônio Augusto Fagundes (Nico Fagundes) e Folclore Afro-brasileiro com o Prof. Carlos Galvão Crebes e Folclore brasileiro com o Prof. Romeu Sabará da UFMG, ministrado no Festival de Inverno em Ouro Preto.

Ganhador do prêmio “Negrinho do Pastoreio” patrocinado pelo governo do estado do RS, ano de 1977-78, como o melhor programa de rádio difusão do interior do estado em termos tradicionalistas, campeão de chula de vários rodeios no estado dentre eles do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria no ano de 1964, bem como de arte declamatória, com o conhecimento das danças gaúchas latino-americanas e brasileira, por três vezes foi vice-coordenador da 13ª R.T.; nos anos de 70 a 72, sendo o Coordenador JONES SANTELANO e 75 a 76 e 78 e 79, sendo o Coordenador ORDELY ANTÔNIO GOUVÊA, sendo o criador do lema” Sentinela da Cultura” e da bandeira desta região, estudioso da lendária história do Rio Grande do Sul e profundo conhecedor da nossa indumentária.

Agraciado com a medalha de Honra ao Mérito como declamador no Festival de MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) em 1983 em Soledade, Festival este que deu origem ao ENART (Encontro de Arte e Tradição Gaúcha), agraciado com a medalha de Mérito Farroupilha pela Câmara de Vereadores de Santa Maria em 2006 pelos serviços prestados ao movimento tradicionalista e mais precisamente na 13ª R.T., nos 50 anos do Congresso Tradicionalista em 2004 foi homenageado com o Troféu Darcy Fagundes como comunicador tradicionalista, artista plástico artesão com conhecimento em pirogravura e outras cositas mas.

Biografia – XIRU VASSEUR