full screen background image
Search
quarta, 17 janeiro 2018
  • :
  • :

Ouça ou Baixe o hino da 13ª Região Tradicionalista:


A 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), com sede em Santa Maria, conta atualmente com 89 entidades filiadas.
É composta pelos seguintes municípios: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaára, Ivorá, Nova Palma, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polesine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins e Vila Nova do Sul.

Traje campeiro – peão

DIRETRIZES PARA O USO DA PILCHA CAMPEIRA
Aprovado na 67ª Convenção Tradicionalista
Tramandaí 29, 30 e 31 de Julho de 2005

 

PILCHA MASCULINA – CAMPEIRA

CHAPÉU – de feltro ou pelo de lebre com abas a partir de 6 cm, com a copa de acordo com as características regionais.

  • Obs. É vedado o uso de boinas e bonés.

BARBICACHO – de couro cru, sola ou crina, podendo ter algum enfeite de metal.

LENÇO – no caso do uso com algum tipo de nó, com a medida de 25 cm a partir deste. Com o uso do passador de lenço, com a medida de 30 cm a partir deste. Nas cores vermelho, branco, azul, verde, amarelo, ou carijó nas cores supra citadas. É possível ainda carijós em marrom ou cinza.

CAMISA – estilo social, com mangas longas ou curtas, com colarinho e botões na parte frontal, em cores sóbrias, de acordo com as determinações regionais. Sendo vedado o uso de camiseta e camisa gola pólo.

  • Obs. A camisa deverá estar sempre por dentro das bombachas.

CINTO – tendo de uma a três guaiacas, internas ou não, com uma ou duas fivelas frontais, ou de couro cru, com ou sem guaiacas, mas sempre com uma ou duas fivelas frontais, ambos deverão ter no mínimo 7cm de largura.

TIRADOR – de uso opcional, exceto para pealar. Quando usado, este substituirá o cinto quando tiver um reforço na parte superior(cintura) imitando um cinto, com ou sem guaiacas e que tenha no mínimo uma fivela de tamanho grande (5 a 7cm).

FAIXA – de uso opcional. Quando usada deverá ser de lã, nas cores preta ou vermelha.

BOMBACHAS – com ou sem favo, coincidindo a largura da perna com a largura da cintura, ou seja, uma pessoa que use sua bombacha no tamanho 40, automaticamente deverá ter no mínimo uma largura de cada perna de 40 cm.

  • Obs. As bombachas deverão estar sempre para dentro das botas.

BOTA – de couro, nas cores preta, marrom e amarela (baia).

ESPORAS – de uso obrigatório, sempre usadas no calcanhar e com rosetas não pontiagudas.

FACA – O uso da faca na cintura é obrigatório para as categorias dos peões, exceto na gineteada, vedado para piás e guris e facultativo para as demais categorias.